quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Soldadinho de Espuma

Metro em Berlim - registos do meu diário gráfico

Devia ter uns dezanove anos de idade. Uns dezanove anos tímidos, inseguros de calejar os olhos dos outros e os gritos de outras bocas. Mas ali estava. De mochila caída entre as pernas, pesadas das botas que carregavam e do seu aperto. Os verdes dançavam na roupa demasiado grande para o seu corpo.

A nacionalidade estampada nos ombros mostrava um orgulho e uma vontade que eu não encontrava nos próprios olhos do rapaz. Mas ele ali estava. A caminho de outros verdes, de outros gritos, de outras roupas pesadas.

A dada altura, o rapaz tirou cuidadosamente do seu bolso um embrulho carinhoso. Um lanche que imagino ter sido preparado por uma mãe condescendente ou um pai vaidoso. Imagino o que o rapaz sentirá neste momento. Na sua idade os rapazes na Alemanha são obrigados a optar entre o serviço social e o militar. Especulo sobre a razão que o terá levado a escolher o militar. Terá sido vontade própria? Terá querido surpreender alguém, ou surpreender-se a si próprio?

Eu só o vi por breves minutos da minha viagem de metro. Não saberei nunca as motivações da sua vida. Sei apenas ter visto o peso dos seus olhos, das suas botas, da sua mochila, da sua roupa demasiado grande para o corpo amedrontado.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Frankfurt - registos do meu diário gráfico